04/11/2014 - Guilherme Loureiro, CGAE 1987. CEO do Walmart Brasil

“Se você não sabe para onde quer ir, qualquer ônibus serve”.

Em um bate-papo descontraído e altamente inspirador, Guilherme Loureiro, ex-aluno da graduação, mestrado e doutorado, compartilhou suas experiências ressaltando a importância do planejamento, seja na carreira profissional ou mesmo no dia-a-dia da gestão de empresas. Atualmente, ocupa o cargo de presidente no Walmart Brasil, após 24 anos na Unilever. 
Além da paixão pelo trabalho, Guilherme destacou a conexão dos seus objetivos de vida com o que o Walmart acredita e faz pelas pessoas: “Vender por menos, para possibilitar uma qualidade de vida melhor para as pessoas, o cliente é o nosso chefe – eles precisam confiar em nós” – e desde então, esse é o maior desafio dele - conciliar um plano, criar uma estratégia mais simples, onde a companhia seja lucrativa, e que continue chegando produtos mais baratos para os clientes, sendo então, um diferencial para a vida de cada um deles. Assim como o Walmart, ele comentou também que os alunos precisam encontrar um sentido para a construção da carreira deles.

“Aprenda com os outros, se compare sempre com os melhores, copie - tente fazer igual, mas faça direito e seja capaz de competir.”

Guilherme falou sobre o propósito do Walmart, maior varejista do mundo, e que em pouco tempo também assumirá esta posição no Brasil. 
Contou suas experiências no exterior – “Isso é comum na vida de um CEO, viajar muito. É importante para crescer não só como profissional, mas como pessoa também. Tem que saber aproveitar as oportunidades”. Ele ainda citou questões como integridade e respeito dentro do ambiente de trabalho. “Se existir valores e princípios básicos, e estes forem preservados, o resto flui e pode ser resolvido – todos têm o mesmo direito dentro do Walmart, e isso é tão significativo quanto o conhecimento técnico de vocês.”

Por fim, o GVniano se emocionou dividindo com os alunos, alguns momentos que teve na GV, em especial das lembranças do seu orientador. Disse para os alunos que eles sempre terão sucesso no que eles escolherem fazer, desde que eles gostem do que fazem.

“A vida é muito curta para fazer dela pequena.”