18/11/2014 - Raul Calfat, CGAE 1974. CEO do Grupo Votorantim

“Desde os 10 anos de idade, eu sabia que faria GV”.

Raul Calfat, CGAE 1974, deu uma verdadeira aula de administração para os GVnianos na eletiva GVniano ensina GVniano.
Seu primeiro estágio na indústria Papel Simão S/A em 1973, era só o começo de uma longa jornada dentro de grandes empresas brasileiras. Formado pela FGV-EAESP, Raul contou que logo após concluir a faculdade, houve um momento em que ele precisava se decidir entre fazer MBA ou aceitar o posto de gerente de exportação; ele aceitou o cargo.
Mais tarde, precisou se impor por ser muito jovem (23), em uma posição de respeito e confiança, onde liderava uma equipe de pessoas com idade entre 40-50 anos; eram desafios profissionais bastante trabalhosos, principalmente depois da crise do petróleo. Ele também comentou sobre a importância da inovação dentro desse campo profissional, “logística, diferenciar e customizar produtos”.

“Sempre li muito, era um grande leitor, lia muito sobre economia, jornais; hoje em dia é fundamental.”

Raul falou da questão ‘empresa familiar’, dos lados positivos e negativos, e do que aconteceu, de fato, com a companhia depois que foi vendida para a Votorantim. Em 1983, foi promovido a diretor comercial e explicou para os GVnianos que a melhor forma de manter o foco, é nunca tomar partido, ser sempre imparcial e fazer a sua função. Aos 35 anos, subiu para CEO e aceitou a tarefa de integrar a Papel Simão S/A e a Votorantim, criando uma nova cultura e capturando sinergias. 
Após a formação da Votorantim Celulose e Papel, ele ainda encontrou problemas como decisões que poderiam afetar a companhia, e a ampliação dos propósitos como a internacionalização, gerando crescimento; buscar o melhor e mais forte grupo em todos os setores, dando ênfase na gestão de pessoas. Tudo isso foi possível porque ele sabia onde queria chegar e acreditava nisso. O GVniano ainda falou sobre família e saúde, “vocês precisam dar atenção à família, precisa ser a sua prioridade, balanceando tudo, e saúde é outra prioridade, sempre arranjem tempo para fazer exercícios e ter uma boa alimentação. Assim, fica mais fácil e seu dia rende muito mais.”

“Aprenda sempre com os melhores”.