25/11/2014 - Maria Tereza Leme Fleury. Professora FGV

Para encerrar o ciclo de palestras da disciplina GVniano ensina GVniano, a professora e diretora da FGV-EAESP, Maria Tereza Leme Fleury, retomou os principais pontos levantados pelos GVnianos durante este semestre, e citou três aspectos necessários para uma carreira de sucesso; competências – “como enfrentar situações específicas”, rede de relacionamentos e domínio de conhecimento.

Intercâmbios, experiências no exterior, e viagens foram os tópicos mais falados e discutidos entre a professora e os GVnianos. A prof.ª Maria Tereza também falou sobre as diferentes culturas que existem ao redor do mundo, da dificuldade de lidar com esse contraste em relação à língua, comportamento e costumes; da troca de informação, e relacionou à internacionalização que a GV está vivendo. E, claro, de pequenas coisas que sentimos falta quando se está longe, como uma simples cerveja brasileira ou um prato típico do Brasil, da sonoridade das palavras e dos gestos expressivos.

“Para ser cidadão do mundo, precisa ser cidadão do próprio país.”

Os verbos Ver, Aceitar, Respeitar e Viver foram usados por ela para mostrar aos alunos quais são as principais ‘habilidades’ que eles deverão se concentrar ao longo da vida, desenvolvendo ao máximo seu potencial.

Formada pela USP, pós-graduação em Stanford, mestrado e doutorado também pela USP, Maria Tereza contou sua história e trajetória como estudante e pesquisadora. Disse que sempre sonhou em fazer carreira internacional, mas sabia o quanto seria difícil equilibrar sua vida pessoal e profissional, sendo mãe de dois filhos.
Foi professora na GV antes de assumir a diretoria e publicou alguns livros em editoras de prestígio.
Por fim, ela destacou os próximos planos, projetos e metas para a Escola, e reforçou a importância da vivência internacional.