27/10/2015 Ronaldo Mello, CGAE 1983. Vice-presidente da Avery Dennison

Ronaldo Mello, CGAE 1983, vice-presidente da Avery Dennison América do Sul, esteve presente na eletiva GVniano ensina GVniano.
Responsável pelo desenvolvimento e crescimento estratégico da empresa, Ronaldo contou aos GVnianos sobre o seu caminho repleto de experiências antes de se tornar VP. “Fiz meu estágio no Itaú, e acabei focando mais na área de finanças e marketing. Logo que me formei, meu primeiro emprego foi em uma companhia de embalagens que ainda estava se desenvolvendo, então precisei aprender sobre diversos setores, e nessa situação lidei também com o empreendedorismo e tive experiências fantásticas”.
Em 1996, Ronaldo estava novamente à procura de desafios, e nesse meio tempo, conheceu uma pessoa que o levou para a Dixie Toga, iniciando sua trajetória na empresa. “Havia muitas responsabilidades, começando por estruturar uma área do zero, dentro de uma empresa completamente nova. A empresa é você. Ocupei inúmeras posições até ser promovido a diretor”, completou. 
Antes de deixar a Dixie Toga, o empreendimento tornou-se uma multinacional, sendo hoje uma das maiores da América Latina.
Apesar de sempre ter tido vontade de expandir seus horizontes, ampliar sua visão do mercado global e ter novas experiências, Ronaldo comentou que recusou uma oportunidade nos Estados Unidos, isso porque já havia a proposta de emprego na Avery Dennison, onde poderia colocar em prática todo o seu conhecimento ao longo de anos, tendo contato direto com o mesmo ‘modelo de negócios’. Entretanto, o GVniano saiu do país, estudou em Harvard por 6 meses e afirma que foi uma experiência incrível e fundamental. 
Ronaldo explicou também que no momento em que iniciou sua carreira na Avery Dennison, em 2009, e mais tarde ocupou a cadeira como vice-presidente, sabia que liderar não seria uma tarefa fácil, mas disse que tem o seu próprio jeito de lidar com situações específicas. “É importante se comunicar e interagir com a sua equipe, dedicar um tempo a eles; Aprender com outros líderes, gerenciar atividades, estar sempre atualizado no setor ‘novos negócios’, definir prioridades, ser articulado, culto, e por fim, ter uma agenda mais flexível e variada, sempre saindo da rotina”. Pelo menos uma vez por mês, se reúne com os estagiários, toma café da manhã juntos e se atualiza, esse é outro diferencial. “Lidar com pessoas é uma das coisas que mais gosto.”
Em relação à Avery Dennison, Ronaldo conta que a questão da sustentabilidade é também prioridade dele e da empresa. “Os funcionários estão engajados em projetos relacionados e ajudam comunidades carentes. Tentamos formar pessoas de caráter, íntegras, em um ambiente sólido”. 
“Tento fazer tudo da melhor forma e ter as melhores pessoas ao meu lado, que saibam o que eu não sei”. 
Casado, pai de três filhos, Ronaldo revelou que nunca teve problemas em administrar ou equilibrar sua vida pessoal e profissional; E que no tempo livre, corre todos os dias pela manhã, pratica exercícios, e aos finais de semana, anda de moto.