09/09/2014 - Aline Santos, CGAE 1988. Global SVP da Unilever

Nesta semana, recebemos de volta à Escola a GVniana Aline Santos, que aos 32 anos após lançar com êxito o primeiro produto cosmético para as mulheres negras, tornou-se vice-presidente da Unilever, uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo.

Aline precisa lidar diariamente com a sua agenda atarefada. Há 20 anos na mesma empresa, ela diz que todo dia aprende coisas novas, são novos desafios, novas pessoas; e por amar o que faz, o trabalho passa a ser algo prazeroso para ela. Ainda nos contou que viaja a trabalho frequentemente, uma semana está no Brasil, e outra no exterior. Quando possível, leva os filhos junto.

“Essa rotina não é para qualquer um”.

Primeira mulher no board da Unilever, Aline precisou quebrar preconceitos e barreiras para chegar até lá, isso continuou mesmo depois que conseguiu mostrar que merecia aquele lugar, demorou algum tempo para que ela ganhasse confiança e respeito de seus colegas. Deu um exemplo para os alunos - quando recebeu a promoção para o cargo de vice-presidente, a primeira coisa que fez, foi pedir para que construíssem um banheiro feminino no andar em que a sala dela ficava – isso mostra como não havia mulheres em cargos de liderança. Por esse motivo, ela defende que mais mulheres deveriam ocupar altas posições dentro de uma empresa.

Alertou os alunos para demonstrarem mais garra em tudo o que forem fazer e sempre encontrarem um sentido para aquilo que fazem. Isto faz com que ela se envolva profundamente em tudo que faz: seja no papel, de mãe, ativista ou executiva.

“É possível ser ativista, mãe, mulher e líder.”