O Coordenador da graduação, Prof. Fernando Abrucio fala sobre o Curso de Administração Pública

Quais habilidades o ‘novo’ curso de AP tratá aos futuros administradores?

O curso busca desenvolver três habilidades. A primeira refere-se ao conteúdo da profissão, de modo que nossos alunos devem saber bastante gestão e políticas públicas, além de ter um conhecimento forte em Ciências Humanas. Em segundo lugar, serão desenvolvidos conhecimentos para trabalhar nos diversos lugares que o gestor público pode atuar. Se for trabalhar no governo, ele saberá como atuar em políticas com Educação, Saúde, Meio Ambiente, Infraestrutura, Cultura, Segurança Pública, políticas urbanas, para citar os principais setores. Também saberá lidar com gestão e planejamento governamental. Agora, se for trabalhar na esfera pública ampliada, como o Terceiro Setor, Organismos Internacionais, empreendedorismo social, ele saberá lidar com esta dinâmica mais vinculada à sociedade civil e ou à realidade internacional. Ainda poderá atuar em consultorias, responsabilidade social e relações institucionais das empresas.

Às habilidades de conteúdo e de perfil profissional soma-se à competência com questões coletivas, o que envolve conhecimento, teórico e experiencial, com temas como negociação, articulação, motivação de pessoas e grupos, questões vinculadas á produção de lideranças públicas, que é um dos nossos maiores objetivos de aprendizagem.

O que mais mudou no curso de Administração Pública da GV?

Outro aspecto dessa mudança é o foco na dimensão internacional. Quando o assunto é intercâmbio, os alunos podem escolher destinos como Estados Unidos ou França, porém eles ainda são obrigados a realizar um estágio supervisionado em países do eixo Sul-Sul, incluindo América Latina, as nações africanas de língua portuguesa, China ou Índia. O segundo aspecto é em relação ao curso em si; isso porque antes de inovar, não havia uma diferença tão clara entre os cursos de AP e o de AE. E, finalmente, a possibilidade de obter o duplo diploma em Administração Pública e Direito.

Qual é o diferencial do curso de AP da GV?

O curso de Administração Pública da FGV é um dos melhores, o mais antigo e um dos mais reconhecidos do país, os professores são altamente qualificados, e, sobretudo, oferece grande ligação entre teoria e prática, nas diversas possibilidades profissionais de um gestor público. Em resumo, o curso combina forte conhecimento humanístico com ferramentas de gestão, num processo em que a formação acadêmica está totalmente ligada à experiência com organizações públicas e também com não governamentais, bem como no terreno das diversas políticas públicas.